obituário

Morre Leandro Ferreira dos Santos, vendedor externo do Diário

Fotos: Arquivo Pessoal
O vendedor externo de assinaturas do Diário Leandro Ferreira dos Santos, 51 anos, filho de Maria de Lourdes Ferreira dos Santos, 76, e Arnaldo Ferreira dos Santos, falecido, nasceu em Passo Fundo. Ele teve três irmãos, Ilson Rogério, 59 anos, Agnaldo, 53, e Ana Paula, 49.

Pai de Isadora Rodrigues dos Santos, 15 anos, ele era muito próximo da filha que mora em Garibaldi.
Segundo familiares, Leandro chegou com 5 anos em Santa Maria, quando a família se mudou para o Coração do Rio Grande. Na adolescência, ele fez curso para ferroviário pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, aos 16 anos, mudou-se para Porto Alegre a fim de trabalhar. Na capital do Estado, ele começou a trabalhar com vendas e se apaixonou pela nova função.
Conforme a irmã Ana, Leandro era vendedor nato e um intelectual autodidata. Ela lembra que o irmão gostava de surpreender aos amigos com constantes chavões:
- Ele usava palavras e teorias diferentes. Meu irmão repetia que todos os seres humanos são cebolas que vão descascando com o tempo.
Segundo Ilson, Leandro gostava de escutar música popular brasileira, ler poesias e era apaixonado pelo trabalho. Ele conta que o irmão lia, no mínimo, três livros por ano.
- Ele era um pai para mim. Aos finais de semana, a gente reunia a família para escutar músicas da nossa época e assistir aos jogos do Grêmio. Leandro fazia questão de assar carne para a gente.
Para Ana, ficam as lembranças da bondade do irmão, que era muito dedicado à filha:
- Leandro também tinha opinião forte. Defendia o que acreditava até o final. Era bem teimoso.
O amor pelos animais e a alegria são marcas do vendedor que não serão esquecidas por quem convivia com ele.
- A gargalhada dele era alta. De longe, a gente sabia que ele estava por chegar. Não poupava elogios aos amigos, com quem era atencioso. Além disso, nas datas especiais, ele era a companhia certa da família.
Para Isadora, o pai foi um herói e um grande amigo:
- Mesmo morando em cidades diferentes, ele participava de todos os meus momentos. Eu adorava passar férias com ele. Um dos maiores sonhos do pai para mim é que eu viaje pelo mundo todo. Com ele, aprendi que nada é impossível. Ele me ensinou a acreditar em mim.
O último trabalho de Leandro foi na equipe do Diário. O supervisor de circulação do jornal, Valdemar Pena Júnior, lamenta a perda de um grande profissional.
- Experiente, carismático e cumpridor de suas funções, em quase dois anos de convivência, Leandro sempre se dedicou a cumprir metas e ajudar os mais jovens a crescer - diz Valdemar.
Devido a complicações de um câncer no fígado, Leandro Ferreira dos Santos morreu em 20 de abril. Ele foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu a dona de casa Jussara Ranulfa Gonçalves Anterior

Morreu a dona de casa Jussara Ranulfa Gonçalves

Morreu o carpinteiro aposentado Euclides Farias Fernandes Próximo

Morreu o carpinteiro aposentado Euclides Farias Fernandes